MQC23 Site Logo

MQC23 Site Data

«Surf Salva» ensina surfistas e banhistas como salvar vidas no mar

Pelo segundo ano consecutivo, a MISS ACTIVO CUP associa-se ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e ao Lidl Portugal na implementação do projecto «Surf Salva», que este ano tem por objectivo promover a interacção entre nadadores salvadores, surfistas e todos os outros praticantes de actividades náuticas.

Assim, no dia de arranque da 13ª edição da Miss Activo Cup, sábado (dia 5 de Agosto), às 10h00, o areal da praia da Costa Nova, Ílhavo, será palco de mais uma acção de sensibilização, não apenas de surfistas e outros praticantes de desportos náuticos, mas igualmente dos banhistas.

Na Costa Nova, e também em outras praias durante todo o Verão, haverá acções de sensibilização e formação junto dos alunos de escolas de surf, mas também dos praticantes de surf e bodyboard. As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

Estas acções são de capital importância, especialmente, porque se prevê uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo, uma vez que os temporais de Inverno provocaram grandes alterações no mar.

Na edição de 2016, o projeto «Surf Salva» contou com a participação de mais de 3.200 surfistas e banhistas e para este ano a expectativa é que o número cresça, havendo cada vez mais pessoas a participarem nos eventos que tiveram início em abril e termina em setembro, com o fim da época balnear.

Para além dos muitos ensinamentos que é possível recolher em termos de salvamento e aplicação do suporte básico de vida, em especial para os mais jovens há um vertente muito interessante que se prende com a protecção da natureza, no caso de toda a envolvente à praia e ao mar e à sua preservação.

O contributo de surfistas e bodyboarders nos salvamentos marítimos ganha cada vez mais importância, daí que seja essencial partilhar conhecimentos sobre as melhores práticas e como se pode ajudar a salvar vidas.
A sessão que decorrerá na praia da Costa Nova, em Ílhavo, a partir das 10h00, do dia 5 de Agosto (sábado), é aberta a todos os que queiram participar, até porque o saber não ocupa lugar e nunca se sabe quando será preciso ajudar a salvar uma vida.

Sábado é o dia de arranque da 13ª Miss Activo Cup, com a prova de qualificação para o Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO) e muitas experiências de surf e bodyboard para os mais curiosos e também de slackline.

O programa para 2017 volta a integrar três competições: Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO, promovida pela Associação Nacional de Surfistas), Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino (Federação Portuguesa de Surf) e o Campeonato Europeu de Bodyboard Feminino, da European Surfing Federation e da organização mundial APB.

MISS ACTIVO CUP 2017 conta com o apoio:

ACTIVOBANK - https://www.activobank.pt
CAMARA MUNICIPAL DE ILHAVO - http://www.cm-ilhavo.pt

AUDI - CAETANO SPORT - http://www.caetanosport.pt/pt/audi
GLICINIAS - http://www.glicinias.pt
EKENA BAY - http://ekenabay.com

PIZZARTE - http://www.pizzarte.com
CISION - http://www.cision.pt

COZA NOVA - http://pt-br.facebook.com/pages/Padaria-e-Confeitaria-Coza-Nova/419546051504871
PASCOAL - http://www.pascoal.pt
PRIDE BODYBOARDS - https://www.pridebodyboards.com/en/

MEGA HITS - http://megahits.sapo.pt/
BEACH CAM - http://beachcam.meo.pt/
SPORT LIFE - http://www.sportlife.com.pt

LITORAL MAGAZINE - http://litoralmagazine.com/
DIÁRIO DE AVEIRO - http://www.diarioaveiro.pt/